quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Polícia Civil comemora 25 anos da 1ª Delegacia da Mulher em Pernambuco

A Polícia Civil do estado está comemorando os 25 anos de instalação da primeira Delegacia de Polícia da Mulher em Pernambuco. O evento, que está sendo realizado na tarde desta quinta-feira, no auditório da Livraria Cultura, homenageia todas as delegadas titulares que passaram pela unidade desde a sua criação. Durante a cerimônia, será  lançada uma cartilha explicativa sobre Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher elaborada pela Polícia Civil de Pernambuco.

Também hoje, será firmada uma parceria entre a Secretaria de Defesa Social, através do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos. O acordo pretende proporcionar às vítimas de violência doméstica sem identificação, que são atendidas em unidades especializadas da Polícia Civil, documentação sem ônus e com celeridade, na capital e nas delegacias da mulher espalhadas pelo interior.

A solenidade conta com a presença do Secretário de Defesa Social, Wilson Salles Damázio, do Chefe da Polícia Civil, Manoel Carneiro, entre outras autoridades.

No próximo dia 23 de novembro, concluindo as comemorações aos 25 anos da 1ª Delegacia da Mulher em Pernambuco, a Polícia Civil vai consolidar uma parceria com o Instituto Papai (ONG que promove a igualdade de direitos entre homens e mulheres), aderindo a Campanha do Laço Branco. Durante o evento, que será realizado na Sede Operacional da instituição, na Rua da Aurora, o Chefe de Polícia assinará o Ato de Adesão da Polícia Civil de Pernambuco à Campanha Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Esta parceria tem o objetivo de mobilizar os policiais civis nesta causa.

HISTÓRIA – A 1ª Unidade de Polícia da Mulher em Pernambuco foi criada pelo Decreto n° 10.917, de 01 de novembro de 1985. Sendo a segunda delegacia da mulher em funcionamento no Brasil, a especializada inicialmente ficou instalada no prédio número 632, da Avenida Rosa e Silva, no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife. Na época, a unidade contava com um efetivo de 20 policiais civis (entre delegada, agentes e escrivães), todas mulheres. Sua primeira titular, foi a delegada Salma Maria Bandeira de Melo.

Para coordenar e controlar as atividades referentes ao enfrentamento da violência contra a mulher em todo o estado foi criado pela Lei 13.457 de 03 de junho de 2008, o Departamento de Polícia da Mulher (DPMUL). A Polícia Civil de Pernambuco possui sete Delegacias de Polícia da Mulher em
funcionamento nas cidades de Recife, Jaboatão, Paulista, Surubim, Caruaru, Garanhuns e Petrolina, além dos três plantões permanentes nas unidades da Capital, Jaboatão e Caruaru. Cerca de 150 policiais civis trabalham com o atendimento a mulheres vítima de violência no estado.

Da redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário