terça-feira, 23 de novembro de 2010

O Dia da Consciência Negra foi comemorado em Paulista.


Atrações entraram no palco por volta das dez horas da noite.
No último sábado (20) por volta das 22h aconteceu no Mangueirão em  Paratibe um encontro para relembrar  o grande líder Zumbi dos Palmares, com o tema "Zumbi, seus ideais ainda vivem!".  O evento contou com as participações de atrações locais e convidadas, entre elas: Relato Consciente, Tiger, Zeca do Rolete e Alforria Roots.
Dezenas de pessoas acompanhavam as apresentações e entre elas, algumas lideranças políticas. Felipe do Veneza falou com nossa equipe. Afirmou que primeiramente é preciso conhecer e saber o que é cultura para assim querer fazer e valorizar os artistas da terra. Comentou também que está movimentando-se com grupos comunitários e partidários para estudar a possível disputa nas eleições à prefeito em 2012.

Grafitagem por Ariel e Mido de Maranguape 1
No público se via pessoas ligadas à cultura e ao movimento negro. Alex na Mente, 31, morador de Arthur Lundgren 1 foi um dos espectadores que participa desde 1996 e está gravando CD e DVD solo com o título ‘Do Litoral ao Sertão’. Segundo ele, esse tipo de cultura é esquecida por ser uma maneira de protesto consciente. “O governo não cultiva esse tipo de manifestação justamente por não querer que aumente o nível de pessoas conscientes” – enfatiza Alex.

Caio César e Eliar Urubu são uns dos responsáveis pela comemoração.
Em entrevista ao Paulista Mais, os organizadores Caio César, 24 e Elias Urubu, 31, o movimento acontece há 11 anos. “Cumprimos o papel das secretarias públicas que tem o recurso e não faz. Sabemos que o preconceito sempre vai existir, mas temos que mostrar para periferia o que é da periferia.” – diz Caio ao ser questionado sobre as dificuldades e o papel do ato no município. Já Elias fala da escolha do tema: desde o início escolhemos esse tema porque somos seguidores de Zumbi e devem permanecer vivos os sentimentos de perseverança, respeito e de resistência. –  encerra ele.


Um comentário:

  1. Paratibe Consciente Ano XI foi realizado mais uma vez com a força dos guerreiros que não esperam pelos politicos...

    B. Bambo diz: Paratibe Consciente Ano XII? Vai ter, até se tornar Feriado! 20 de novembro Dia da Consciencia Negra. Zumbi seus ideais ainda vivem!

    ResponderExcluir